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Controle de qualidade da camada de dados: diretrizes para solução de problemas no Datalayer 

O Datalayer é uma parte fundamental do rastreamento de análise e é igualmente importante para o controle de qualidade antes de enviá-lo para produção. O problema comum é que os desenvolvedores geralmente têm dificuldades para entender como o objeto da camada de dados deve ser executado ou quais valores ele deve conter.

Esta postagem ajudará você a compilar pontos para enviar aos seus desenvolvedores e garantir que eles tenham feito a implementação adequada da camada de dados.

Na minha opinião, aqui estão os passos básicos que devem ser seguidos

  1. Certifique-se de que a camada de dados esteja definida antes da tag GTM.
  2. Deve haver uma chave de evento para cada push do Datalayer.
  3. definição de variável no GTM deve corresponder às chaves do Datalayer.
  4. As convenções de nomenclatura são seguidas do plano de rastreamento
  5. O push da camada de dados está acontecendo apenas nas ações desejadas.
  6. Depure no modo de visualização do GTM para verificar as tags sendo acionadas.
  7. Remova as variáveis ​​de dataLayer não utilizadas.

Chave : Explicação do valor

Em termos simples, os dados no objeto de camada de dados estão na forma de key: value pares.

  
    dataLayer.push({
       'key': 'value'
     });
  

Um simples push dataLayer se parece com o abaixo:

  
    dataLayer.push({
       'event': 'custom_event'
       'color': 'red',
       'conversionValue': 50
     });
  
  • A chave value desta chave de evento [no nosso exemplo, ‘custom_event’] será mapeada para o acionador da tag do GTM, portanto, é muito importante garantir que o valor da chave corresponda ao plano de rastreamento fornecido pelo analista para cada push.
  • Outras chaves presentes serão usadas como variáveis ​​para armazenar os respectivos valores. Assim, garantir que os valores preenchidos estejam de acordo com o plano de rastreamento é muito importante.

Pensamentos finais

A camada de dados é algo que leva muito tempo para implementação. E depois disso se trata de garantir que os dados presentes façam sentido e sejam bons para relatar. Assim, testar e solucionar problemas de camada de dados é muito importante para todos os tipos de negócios.

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