O Datalayer é uma parte fundamental do rastreamento de análise e é igualmente importante para o controle de qualidade antes de enviá-lo para produção. O problema comum é que os desenvolvedores geralmente têm dificuldades para entender como o objeto da camada de dados deve ser executado ou quais valores ele deve conter.
Esta postagem ajudará você a compilar pontos para enviar aos seus desenvolvedores e garantir que eles tenham feito a implementação adequada da camada de dados.
Na minha opinião, aqui estão os passos básicos que devem ser seguidos
- Certifique-se de que a camada de dados esteja definida antes da tag GTM.
- Deve haver uma chave de evento para cada push do Datalayer.
- A definição de variável no GTM deve corresponder às chaves do Datalayer.
- As convenções de nomenclatura são seguidas do plano de rastreamento
- O push da camada de dados está acontecendo apenas nas ações desejadas.
- Depure no modo de visualização do GTM para verificar as tags sendo acionadas.
- Remova as variáveis de dataLayer não utilizadas.
Chave : Explicação do valor
Em termos simples, os dados no objeto de camada de dados estão na forma de key: value pares.
dataLayer.push({
'key': 'value'
});
Um simples push dataLayer se parece com o abaixo:
dataLayer.push({
'event': 'custom_event'
'color': 'red',
'conversionValue': 50
});
- A chave value desta chave de evento [no nosso exemplo, ‘custom_event’] será mapeada para o acionador da tag do GTM, portanto, é muito importante garantir que o valor da chave corresponda ao plano de rastreamento fornecido pelo analista para cada push.
- Outras chaves presentes serão usadas como variáveis para armazenar os respectivos valores. Assim, garantir que os valores preenchidos estejam de acordo com o plano de rastreamento é muito importante.
Pensamentos finais
A camada de dados é algo que leva muito tempo para implementação. E depois disso se trata de garantir que os dados presentes façam sentido e sejam bons para relatar. Assim, testar e solucionar problemas de camada de dados é muito importante para todos os tipos de negócios.