Como sabemos, o Datalayer é uma das partes mais cruciais da análise da web. Muitas vezes chegamos ao ponto de implementação e a questão chave são os eventos extras que vemos já existentes no DataLayer.
Neste post, entenderemos o que cada evento significa e como você pode aproveitá-los de acordo com sua necessidade.
Evento: gtm.js
Este é o primeiro evento que é enviado para o dataLayer, o que sugere que o snippet de contêiner do GTM foi renderizado na página com sucesso. Se você der uma olhada no snippet de contêiner do GTM, verá que o snippet envia esse evento por push com o carimbo de data/hora. Se você quiser que suas tags sejam acionadas o mais rápido possível, use a condição de acionamento como {{event}}igual a gtm.js
Evento: gtm.dom
Este evento é enviado para o dataLayer assim que o DOM (Document Object Model) é carregado para a página fornecida. Se você quiser que suas tags sejam acionadas após o carregamento do DOM, por exemplo, se você souber que tem variáveis importantes processadas na parte inferior do seu modelo de página, use {{event}}equals gtm.dom.
Evento: gtm.load
Este evento é enviado para o dataLayer assim que a janela é carregada.
O que você deve evitar fazer?
– Eu recomendaria não mexer com esses eventos se você não sabe o que está fazendo.
– Você nunca deve reinicializar o objeto dataLayer. Se você fizer isso, isso removerá a vinculação do objeto dataLayer com seu gerenciador de tags e o GTM não ouvirá nenhum evento.