fbpx

Públicos-alvo de remarketing: Google Ads x Google Analytics

Ao usar listas de remarketing para segmentar clientes, você deve sempre procurar algo que lhe dê uma vantagem competitiva.

Às vezes, o foco do debate de remarketing é a plataforma, como Google vs Facebook. Outras vezes, é o método, como remarketing estático versus dinâmico.

Neste artigo, veremos como o remarketing do Google Ads se compara ao uso de públicos de remarketing do Google Analytics.

Compararemos as diferenças na forma como os dados do usuário são originados e como isso se relaciona ao uso (ou criação) de listas de remarketing

Vamos mergulhar!

Como funcionam os públicos-alvo de remarketing

Não importa qual método você use para criar seus públicos de remarketing, ambos funcionam de maneira muito semelhante:

  1. Alguém visita seu site e faz certas coisas
  2. Suas tags de rastreamento capturam essas ações
  3. Você pode criar públicos de usuários que exibem comportamentos semelhantes
  4. Você usa esses públicos de remarketing em suas campanhas do Google Ads

Mas enquanto eles parecem muito semelhantes do ponto de vista de alto nível, o diabo está nos detalhes.

Então vamos começar comparando os dois.

Google Ads x Remarketing do Google Analytics

A maneira mais fácil de entender as diferenças entre os dois é colocá-los um ao lado do outro.

Anúncios do Google Google Analytics
Fonte de dados Etiqueta de remarketing do Google Ads Código de acompanhamento do Google Analytics
Dificuldade de configuração Moderado : instale a tag de remarketing em cada página e faça ajustes por tipo de página Difícil : alterações no código de acompanhamento, dimensões personalizadas do GA, criação de atributos dinâmicos etc.
Criação de públicos-alvo Automático Manual
Tipo de público-alvo 4 criado automaticamente:

  • Todos os visitantes do site
  • Visualizadores de produtos
  • Abandonados de carrinho de compras
  • Compradores anteriores
Opção para configurar outros adicionais.
O céu é o limite.

Com base em todos os dados dentro do Google Analytics.
Remarketing dinâmico Possível, mas precisa das tags corretas no site. Possível, mas precisa de alterações no código de acompanhamento do Google Analytics E nas tags corretas no site

Agora vamos nos aprofundar nos detalhes de cada método. Começaremos com o Google Ads e, em seguida, abordaremos o Google Analytics.

Remarketing com públicos-alvo do Google Ads

Fizemos um artigo completo sobre como configurar públicos-alvo de remarketing no Google Ads, que inclui instruções passo a passo, então confira se quiser um guia detalhado.

Aqui, forneceremos apenas uma breve visão geral e discutiremos o tipo de dados usados, o processo de instalação e as maneiras de usar os públicos-alvo de remarketing do Google Ads.

A fonte de dados

Um código específico, conhecido como tag de remarketing do Google Ads, permite que o Google rastreie os visitantes do seu site e, com base nesses dados, crie segmentos de público.

Assim, quando um usuário visita uma página de produto com uma tag de remarketing, isso aciona um código para executar e colocar o ID exclusivo desse visitante em uma lista de remarketing (por exemplo, “Visualizadores da página do produto”).

Em seguida, você pode usar essas listas ou segmentos de público-alvo em suas campanhas.

A configuração

O processo de instalação exige algum esforço.

A tag de remarketing deve ser adicionada a cada página do seu site e, dependendo da página em que alguém está, alguns dados precisam ser carregados automaticamente. Como os ids dos produtos específicos, eles estavam olhando.

A utilidade

Os públicos-alvo de remarketing no Google Ads são geralmente usados ​​para segmentar pessoas que abandonaram o carrinho, clientes anteriores, visualizadores de produtos e grupos semelhantes de usuários.

Agora que você tem uma boa ideia de como funciona o remarketing no Google Ads, vamos ver como as coisas funcionam no Google Analytics.

Remarketing com públicos-alvo do Google Analytics

Novamente, forneceremos um resumo das coisas mais importantes que você precisa saber. Se você quiser mais, confira nosso guia detalhado sobre remarketing do Google Analytics.

A fonte de dados

A maioria das pessoas já tem o Google Analytics instalado em sua loja.

E, por padrão, já há muito que você pode fazer em termos de públicos de remarketing.

Mas para executar campanhas de remarketing dinâmico, você precisa fazer alguns ajustes adicionais no código de acompanhamento.

A configuração

Se você estiver interessado apenas em executar campanhas de remarketing estáticas ou executá-las como parte de listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa, poderá usar a configuração básica do Google Analytics e provavelmente não precisará fazer alterações.

Mas a maioria das empresas de comércio eletrônico deseja exibir anúncios que exibam o produto exato que um visitante estava vendo anteriormente.

Então, para que isso funcione, precisamos de uma maneira do Google Analytics entender o que um visitante está fazendo em nosso site. Quais produtos eles estão vendo, o que eles estão adicionando ao carrinho, o que eles acabam comprando, etc?

Isto é o que as mudanças precisam ser feitas:

  1. Vincular o Google Ads ao Google Analytics
  2. Adicionar atributos dinâmicos no Google Analytics
  3. Ajuste o código de acompanhamento para enviar dados do seu site para o Google Analytics
  4. Crie públicos-alvo do Analytics com base nesses dados
  5. Sincronize públicos-alvo com a conta do Google Ads

Se você não for um técnico, pode ser uma boa ideia solicitar a ajuda de um desenvolvedor Web para modificar os códigos de acompanhamento no Google Analytics. Porque mesmo depois de terminar a configuração, ajustar os atributos dinâmicos para criar um público de remarketing no Google Analytics pode ser bastante exigente.

Os públicos-alvo padrão do Google Analytics são fáceis, mas as listas de remarketing são extraídas dos dados definindo condições e sequências (seguindo a lógica “e” e “ou”, também excluindo dados não relevantes) e é difícil acertar na primeira vez.

A utilidade

A principal vantagem do remarketing do Google Analytics é que ele permite que você seja mais granular ao criar públicos.

Além do que as pessoas fazem em seu site, você pode aproveitar todas as informações contidas no Google Analytics.

Você pode criar um público personalizado com base no dispositivo usado para acessar seu site, no comportamento online dos usuários enquanto eles estavam em seu site, na duração da sessão, na origem do tráfego, etc.

Se você tem muito tráfego (milhares de usuários por público), pode até criar subconjuntos de usuários.

Agora, vamos comparar esses públicos-alvo de remarketing.

Qual público de remarketing você deve usar

Então, o que é melhor – remarketing do Google Ads versus Google Analytics?

Não há resposta certa ou errada para esta pergunta.

O Google Analytics oferece um pouco mais de flexibilidade quando se trata de criação de público, mas sua configuração é um pouco mais difícil.

Então, para a maioria dos anunciantes é isso: qual é a maneira mais rápida de começar com o remarketing dinâmico?

Nossa recomendação é usar o Google Ads . então, se você crescer tanto a ponto de se sentir limitado no que diz respeito aos públicos-alvo que pode criar, poderá sempre mudar para o Google Analytics ou executar os dois juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top