Com a chegada do GA4, há muitas mudanças na forma como os dados são modelados no Google Analytics em comparação com o GA# (Universal Analytics). Como o GA4 mudou sendo baseado em eventos, vamos dar uma olhada no modelo de atribuição padrão que o GA4 usa para relatórios.
Modelo de atribuição padrão para relatórios no GA4
O modelo de atribuição padrão que o GA4 usa para geração de relatórios é o Acionado por dados entre canais modelo. Anteriormente, esse modelo estava disponível apenas para clientes premium do Universal Analytics (GA360), mas agora é o padrão para todos os usuários do GA4.
Dados de canais cruzados usam algoritmos de aprendizado de máquina que atribuem o crédito aos pontos de contato nos caminhos de conversão e não conversão com base em modelos probabilísticos. Os modelos são aprimorados continuamente, aprendendo com os dados históricos de suas contas e se adaptando automaticamente às mudanças no desempenho de diferentes pontos de contato.
Posso alterar o modelo de atribuição padrão para relatórios no GA4?
Sim, o GA4 é bastante robusto e você pode alterar o modelo de atribuição de relatórios no GA4 para sua propriedade. Existem várias opções disponíveis: Modelos baseados em regras de canais cruzados, como o último clique, o primeiro clique, linear, baseado em posição e redução de tempo.
Etapas para alterar o modelo de atribuição
- Vá em Admin para sua propriedade selecionada;
- Na coluna Propriedade, clique em Configurações de atribuição.
- Em Modelo de atribuição de relatórios, selecione o modelo desejado na lista suspensa.
- Clique em Salvar .
O modelo baseado em dados de canal cruzado é o modelo recomendado pelo Google para GA4. Por favor, não altere sem fazer uma avaliação de risco adequada.
Como posso comparar conversões com base em agrupamentos de canais padrão com GA4 e GA3?
As conversões no GA4 são atribuídas a cada canal com base nas configurações de atribuição no nível da propriedade. No caso por padrão, é o modelo baseado em dados de canal cruzado. O bom do GA4 é que você pode acessar a Comparação de modelos e comparar suas conversões com base em modelos diferentes.
Para comparar os dados de conversão de último clique não direto do GA3, você pode selecionar o modelo de último clique em vários canais e ver os resultados. Ele é selecionado por padrão nessa guia, caso contrário, você sempre pode escolher no menu suspenso.
Onde está a comparação de modelos no GA4?
Para acessar a janela de comparação de modelos, você precisa ir para
Advertising (from left hand side main navigation)>>AttributionModel Comparision
Conclusão
A alteração do modelo de atribuição de relatórios será aplicada a dados históricos e futuros em sua propriedade do GA4. Essas alterações serão refletidas em relatórios com dados de conversão e receita. Mais detalhes sobre o impacto das mudanças.