Em outubro passado (dia 14), o Google anunciou o lançamento completo da quarta versão do Google Analytics. Apropriadamente chamado de Google Analytics 4 ou GA4, esta é – de acordo com o próprio Google – a maior atualização do Google Analytics em 10 anos.
O novo e aprimorado Google Analytics 4 é construído sobre a chamada propriedade App + Web do Google Analytics (durante seu estágio beta), lançada no ano passado (2019).
Atualmente, sem a etiqueta beta, o Google Analytics 4 vai ainda reunir várias das funcionalidades alpha/beta lançadas anteriormente, mas esta nova versão inclui também novas funcionalidades poderosas, destinadas a dar às empresas uma visão mais aprofundada do tráfego dos seus websites, permitindo-lhes assim para tomar melhores (e mais inteligentes) decisões de marketing.
Por que o novo Google Analytics 4 apareceu?
Bem, não há como negar que o GA4 se tornou o assunto principal nos últimos meses. O nome desta versão mais recente surgiu após uma enquete entre os usuários do Google Analytics, e é resultado de ser a 4ª geração do Google Analytics.
Mas há mais do que o nome por trás do GA4. É tudo sobre rastreamento de dispositivos cruzados.
Apenas pense nisso. Atualmente, a maioria dos usuários está usando vários dispositivos e muitas vezes ao mesmo tempo (computador, celular, TV, tablet e assim por diante…). Portanto, não é surpresa que os profissionais de marketing e anunciantes estejam se esforçando para garantir que alcancem todos os dispositivos.
Aqui é onde o Google quis fazer a diferença e fornecer aos seus usuários um produto capaz de cruzar totalmente os dispositivos e dar uma visão abrangente do site e aplicativos das empresas/marcas.
Apresentando os novos recursos do Google Analytics 4
A última atualização do Google Analytics apresenta quatro grandes novidades para os profissionais de marketing, destinadas a aprimorar as estratégias e decisões de marketing, bem como aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das empresas.
Resumidamente, estes são os quatro principais recursos principais que o Google Analytics 4 está trazendo à tona:
- Insights de marketing mais inteligentes usando aprendizado de máquina;
- Integração mais profunda com o Google Ads
- Medições centradas no cliente e melhor compreensão dos dados relacionados ao cliente
- Novos controles de dados
Para quem já utiliza o Google Analytics nas suas versões mais tradicionais, não há novidade nas suas vantagens para insights de negócio e estratégias de marketing, uma vez que permite compreender o comportamento do seu público/clientes. Mas o Google Analytics 4 pretende ir ainda mais longe com seus novos recursos.
Vamos nos aprofundar nos detalhes.
1. Insights de marketing mais inteligentes usando aprendizado de máquina
O aprendizado de máquina não é novidade para o Google Analytics, alguns podem dizer. E eles estão certos. Mas com o GA4 essa ferramenta vai ainda mais longe e permite que os profissionais de marketing tenham acesso a novos insights e previsões de Inteligência Artificial (IA), aumentando sua conscientização sobre as tendências de dados e destacando informações úteis para eles (os profissionais de marketing).
Isso significa que, com o Google Analytics 4, os profissionais de marketing agora podem prever os resultados (ou seja, taxas de rotatividade ou receita potencial de negócios) de um segmento específico de clientes, permitindo que as equipes de marketing sejam proativas e reativas, uma vez que podem fazer suposições sobre seus tráfego e/ou comportamento dos clientes e prever suas ações futuras ou mesmo dar-lhes o conhecimento para se concentrar em grupos de clientes de maior valor.
2. Integração mais profunda com o Google Ads
No ano passado, quando o Google lançou a versão beta da propriedade Google App + Web, uma das vantagens destacadas foi a capacidade de unificar dados de marketing digital de aplicativos e sites para melhorar relatórios e análises.
Bem, com a versão mais recente do Google Analytics 4, esse recurso vai ainda mais longe e inclui uma integração mais profunda com o Google Ads, permitindo que os profissionais de marketing criem e mantenham públicos personalizados. Como resultado, os profissionais de marketing podem alcançar os clientes com experiências mais relevantes e úteis.
Isso significa que, com o novo GA4, as empresas agora podem vinculá-lo adequadamente ao Google Ads e obter insights adicionais de suas campanhas de pagamento por clique, por exemplo. Portanto, os profissionais de marketing poderão rastrear, criar e analisar seus públicos personalizados e identificar todos os componentes, itens ou produtos que geram mais leads e níveis de conversação mais altos.
Essa nova integração também permite que os profissionais de marketing meçam as interações dos usuários por meio da Web e de aplicativos, bem como visualizações engajadas do YouTube que ocorrem tanto no aplicativo quanto na Web, para uma visão mais holística dos resultados comerciais.
3. Medições centradas no cliente e melhor compreensão dos dados relacionados ao cliente
Foi-se o tempo em que o Google Analytics era apenas uma ferramenta de medição fragmentada, onde os dados eram divididos por dispositivo ou plataforma. O Google Analytics 4 evoluiu a partir disso e agora fornece medição centrada no cliente.
A atual estrutura de reporte é desenvolvida de acordo com as quatro fases do ciclo de vida do cliente (aquisição, engajamento, monetização e retenção). Como resultado, os profissionais de marketing obtêm acesso a informações adicionais sobre seus usuários/clientes (através de vários espaços de identidade, como IDs de usuário fornecidas pelo profissional de marketing e sinais do Google de usuários que selecionaram a personalização de anúncios) e obtêm uma melhor compreensão não apenas de seus clientes, mas também sobre como eles interagem com seus negócios.
4. Novos controles de dados
A privacidade de dados tem sido um grande negócio para as empresas nos últimos anos. Portanto, o novo Google Analytics 4 adotou uma nova abordagem para os regulamentos de dados (ou seja, Regulamento Geral de Proteção de Dados – GPDR) e agora oferece controles de dados mais granulares, que – resumindo – permitem que os profissionais de marketing gerenciem como os dados de seus clientes são coletados e retida.
O GA4 considerou três características específicas relacionadas ao controle de dados:
- Os usuários do GA4 agora podem controlar como coletam, retêm e compartilham seus dados;
- Os usuários também podem optar por usar os dados coletados para personalização de anúncios ou não;
- E, finalmente, o GA4 permite a possibilidade de excluir dados do Analytics enviando uma solicitação ao Google.
Além disso, o novo Google Analytics 4 também foi desenvolvido para se adaptar a um possível futuro com cookies e identificadores limitados (ou mesmo inexistentes) . O Google diz que no futuro incluirá modelagem para cobrir possíveis lacunas de dados usando aprendizado de máquina, para que – mesmo nesse cenário – profissionais de marketing e anunciantes possam ter acesso a dados precisos de seus clientes e adaptar suas campanhas.
Por que é melhor?
Bem, como se não bastassem os recursos apresentados, existem outras razões importantes pelas quais as empresas devem mudar para o GA4, que permitirão aos usuários (ou seja, empresas/marcas) obter melhores insights. Aqui está o porquê:
1. Coleta de dados
Este novo Google Analytics 4 é executado em um modo de rastreamento baseado em evento e usuário, ao contrário dos tradicionais rastreamentos baseados em acessos, sessão e usuário usados na versão anterior.
Isso significa que ele permite que os usuários do GA4 tenham acesso a dados mais rápidos e precisos, permitindo assim um máximo de 10 milhões de eventos por consulta, antes da amostragem.
Portanto, a amostragem se tornará obsoleta. E embora o rastreamento de sessão ainda esteja disponível no GA4, o foco agora está em eventos, usuários e engajamento do usuário.
2. Características corporativas
Estamos falando aqui da integração do BigQuery, que permitirá aos usuários do GA4 ter acesso a análises de dados mais avançadas, bem como integração com o Google Cloud Platform.
Prevê-se também (num futuro próximo) uma integração com SA360, DV360, Campaign Manager e Salesforce.
3. Melhor interface
Convenhamos, uma boa interface também está em jogo aqui e o GA4 sai na frente, dando aos seus usuários uma visão de dados mais limpa e consolidada.
Essa nova interface também exibe atribuição baseada em dados e métricas preditivas (graças ao aprendizado de máquina existente no GA4).
4. Novas métricas e dimensões
O GA4 vem equipado com várias novas métricas e dimensões, ou seja, novas propriedades do usuário, parâmetros, métricas de engajamento ou dimensões de comércio eletrônico.
5. Rastreamento de eventos importantes
Com o GA4, os usuários agora poderão rastrear até 500 eventos diferentes por fluxo de dados. Isso significa que, como um evento configurado permite que os usuários rastreiem 25 parâmetros personalizados, os profissionais de marketing agora podem seguir 12.500 parâmetros personalizados para seus próprios negócios.
As empresas devem mudar para o GA4?
A maioria dirá apenas: sim, vá em frente! Existem muitos recursos e benefícios (mencionados anteriormente) que justificam a mudança para o Google Analytics 4.
Embora a versão antiga do Google Analytics ainda esteja disponível, as empresas/usuários podem até usá-la juntamente com o novo Google Analytics 4. O novo GA4 oferece uma visão mais ampla do ciclo de vida do cliente, fornecendo aos profissionais de marketing dados e informações mais eficientes sobre seus clientes.
Em meados de 2021, espera-se que o GA4 esteja totalmente pronto e disponível. Portanto, pode ser sensato mudar para o GA4 nessa época ou quando você considerar que sua configuração atual pode estar adequadamente integrada ao novo GA4.
Mas lembre-se de que, no futuro, o Google Analytics 4 será a versão padrão.