Com o GA4, a maneira como analisamos alguns relatórios mudou quando comparamos com o Universal Analytics. Um dos relatórios comuns que nos sentimos muito confortáveis em usar foi o relatório de origem/meio para Aquisição. Neste artigo, aprenderemos como criar os relatórios de mídia de origem no GA4.
Existem poucas variações de relatórios diferentes na Aquisição que fornecem informações valiosas.
— O relatório de aquisição de usuários fornecerá informações sobre novos usuários e como eles estão interagindo com as plataformas de fluxo de dados conectados.
— O relatório de aquisição de tráfego fornecerá informações sobre novas sessões e como elas estão interagindo com as plataformas de fluxo de dados conectados.
Vamos ver como podemos criar o relatório de origem/mídia para aquisição no GA4
Use os relatórios integrados no GA4
A maneira mais fácil de conseguir é usar os relatórios integrados no GA4. Esses relatórios são Relatório de aquisição de usuário, relatório de aquisição de tráfego e aquisição de usuário: primeiro relatório de mídia do usuário. O relatório levado em consideração para este guia é o relatório de Aquisição de Tráfego.
As etapas abaixo podem ser executadas com o relatório de aquisição de usuário, relatório de aquisição de tráfego ou aquisição de usuário: Relatórios de mídia do primeiro usuário na guia Aquisição
Abra sua propriedade do GA4 e siga as etapas abaixo:
Passo 1:
Vamos para Ciclo de Vida > Aquisição > Aquisição de Tráfegono menu do lado esquerdo. Imagem abaixo.
Passo 2:
Role o relatório do lado direito para ver a tabela de aquisição. Veja a imagem anexada como referência
Etapa 3:
Clique na pequena seta ao lado de Agrupamento de canais padrão da sessão . Selecionar Origem da sessão no menu.
Passo 4:
Clique no sinal de mais ao lado da primeira coluna , clique em origem de sessão e selecione Meio da Sessão.
Resultado
Você poderá ver o relatório de origem/mídia com as métricas de sessão no GA4
Conclusão
Os relatórios de Origem/Mídia são fáceis de replicar. Lembre-se de que o GA4 funciona em um modelo baseado em eventos, o que significa que os dados calculados serão baseados em eventos. Se você estiver comparando dados entre UA e GA4 para relatórios de mídia de origem, é muito provável que veja variações, pois os modelos por trás de UA e GA4 são diferentes.