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Como melhorar seu funil de anúncios no Facebook com Retargeting Sequencial

Anunciar no Facebook se tornou uma das maneiras mais eficazes de direcionar tráfego de alta qualidade para sua loja online.

Mas quando um cliente em potencial vê um anúncio de seu produto no Facebook pela primeira vez, é provável que ele não tenha o cartão de crédito em mãos, pronto para fazer uma compra na hora.

Mesmo quando um visitante chega ao seu site, há uma sequência de eventos que você provavelmente gostaria que ele concluísse antes de sair.

Falando por alto, esses eventos podem ser:

  1. Visite a página inicial
  2. Procurar categoria
  3. Ver um produto
  4. Adicionar ao Carrinho
  5. Compra

Naturalmente, nem todo visitante fará todo o caminho antes de sair do site.

Alguns podem chegar ao ponto de adicionar um produto ao carrinho, mas sairão sem comprar nada, enquanto outros podem sair após apenas terem visualizado a página inicial.

Em média, apenas 2% dos visitantes do site acabam fazendo uma compra. Uma ótima maneira de visualizar isso é olhar para ele como um funil, em que sua taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que conseguem chegar ao fim.

Comportamento do consumidor ao navegar no site

Considerando o quão baixas são as taxas de conversão médias, mesmo uma pequena melhoria na conversão do funil pode ter um grande impacto nas vendas gerais.

Considere uma loja que tem uma taxa de conversão de 0,5% e um valor médio do pedido de R$ 100. Com 2.000 visitantes no site, a loja ira faturar R$ 1.000 em vendas. Se a mesma loja tivesse uma taxa de conversão de 1,5%, isso poderia significar R$ 3.000 em vendas!

Uma boa diferença, não acha?

O retargeting do Facebook pode ser uma forma eficaz de aumentar sua taxa de conversão. Mas campanhas de retargeting mal executadas podem levar ao desperdício de dinheiro em publicidade e irritar clientes em potencial.

3 tipos de estratégias de retargeting

Um visitante que saiu de sua loja sem ter visto um produto está mais longe de estar pronto para comprar quanto um cliente em potencial que abandonou o carrinho. Sua estratégia de retargeting deve considerar isso e seus tipos de anúncios no Facebook devem ser adaptados para nutrir clientes em potencial em cada estágio do funil.

Sua estratégia de retargeting provavelmente se encaixa em um dos três tipos:

  • Retargeting genérico (iniciante)
    • Retargeting comportamental (intermediário)
    • Retargeting sequencial (avançado)

    Quando você está apenas começando e seu tráfego ainda é limitado, é perfeitamente normal começar com o redirecionamento genérico.

    Mas, como exploraremos a seguir, uma vez que seu público comece a crescer, o Retargeting Sequencial pode ser uma maneira muito mais impactante de nutrir clientes potenciais ao longo da jornada do cliente.

    Importante: antes de começar a construir seu funil de publicidade do Facebook e campanha de retargeting sequencial, você deve ter o Facebook Pixel instalado em sua loja, caso contrário, você não poderá executar campanhas de retargeting avançadas.

    Retargeting genérico

    Retargeting genérico é quando você segmenta todos os visitantes anteriores do site em um público personalizado e mostra a eles um anúncio de retargeting depois que eles saem de sua loja.

    Esse público-alvo contém clientes potenciais em vários estágios do funil, mas todos irão ver o mesmo anúncio. Uma desvantagem dessa abordagem é que a mensagem do anúncio não conecta totalmente em todos os segmentos de público.

    Um visitante que saiu da página inicial provavelmente precisa aprender mais sobre sua marca para construir confiança antes mesmo de pensar em comprar, por outro lado, um visitante que abandonou o carrinho pode ser mais receptivo a uma forte chamada à ação (CTA) como “Compre agora!” com uma oferta de desconto.

    Exemplo de retargeting geral

    Retargeting comportamental

    Retargeting comportamental é quando você segmenta visitantes anteriores do site em públicos diferentes com base nas ações que realizaram enquanto estavam em seu site.

    Os visitantes que visualizaram um produto vão para um público, os visitantes que adicionaram ao carrinho vão para outro e assim por diante. Em seguida, você criaria uma campanha de retargeting separada para cada um desses segmentos de público.

    O retargeting comportamental é muito mais granular em sua segmentação. Isso permite que você seja criativo com os anúncios para tornar a copy do anúncio hiper-relevante para cada segmento de público.

    Talvez para o segmento de público que adicionou ao carrinho você possa fazer um comentário atrevido sobre como eles se esqueceram de algo em seu carrinho. Ou talvez para o segmento de público que saiu da página inicial, você pode promover uma postagem de blog recente que escreveu para dar a eles uma ideia do que sua marca está prestes a construir para construir confiança

    Exemplo de retargeting bem segmentado

    A maior desvantagem do simples redirecionamento comportamental é a repetição nos anúncios, o que pode causar fadiga nos anúncios. Dependendo de quanto tempo você definir em uma janela de retargeting, seu público poderá ver o mesmo anúncio repetidamente por semanas ou até meses (😱) depois de deixar seu site.

    Pense em sua própria experiência ao percorrer seus feeds sociais; no momento em que você percebe um conteúdo que já viu, com que rapidez você rola a tela? Insta-scroll, certo? Bem, seus clientes não são diferentes e a repetição em seus anúncios fará com que eles ignorem seu conteúdo.

    Ou, pior ainda, pode irritados com isso, seus clientes em potencial podem até clicar no botão “Ocultar anúncio” em sua postagem patrocinada. Isso pode diminuir significativamente a pontuação de relevância do seu anúncio e aumentar os custos do anúncio.

    Retargeting sequencial

    Sequencia de anúncios

    Retargeting sequencial é quando seus visitantes passam por uma sequência de experiências de anúncios depois que saem do seu site. Em vez de ver o mesmo anúncio de retargeting repetitivo, eles verão uma variedade de anúncios à medida que avançam pela sequência.

    Existem vários motivos pelos quais as sequências de retargeting são tão poderosas:

    • Combate a fadiga dos criativos: mantém o conteúdo atualizado conforme os visitantes percorrem sua sequência, para que seu público tenha mais probabilidade de se envolver com seus anúncios.
    • Cultive os clientes em potencial: sua sequência pode abordar as várias objeções que um cliente em potencial pode ter sobre a compra de sua marca. (por exemplo, converse sobre sua excelente política de devolução, compartilhe comentários positivos de outros clientes, etc.).
    • Destaca-se por se misturar: cada vez que seu cliente em potencial rola seu feed social, ele espera ver um conteúdo novo e interessante. Destaque-se de outros anúncios enfadonhos ao se misturar à natureza dinâmica do feed social.

    Organizando audiências para criar sequências de redirecionamento

    A técnica que você usaria com os públicos-alvo personalizados do Facebook para criar sequências de redirecionamento é chamada de públicos-alvo em camadas. É quando você cria camadas de públicos-alvo personalizados incluídos e excluídos com base no número de dias desde que o visitante deixou seu site para atingir alguém em um dia ou intervalo de dias específico.

    Suponha que você queira criar uma sequência de retargeting que dure três dias depois que alguém sai do seu site, onde veria um anúncio diferente a cada dia. E suponha que você queira fazer isso apenas para os visitantes que adicionaram um item ao carrinho, veja como você faria isso com as camadas de público.

    Primeiro Dia

    Esse público-alvo inclui qualquer pessoa que adicionou um produto ao carrinho no dia anterior, o que oferece a você um público-alvo de pessoas que adicionaram ao carrinho no primeiro dia após deixar seu site.

    Segundo Dia

    Este público-alvo inclui qualquer pessoa que adicionou ao carrinho nos últimos dois dias e exclui aqueles que adicionaram ao carrinho no último dia. Com isso, você pode obter um público-alvo de pessoas que adicionaram ao carrinho no segundo dia após deixarem seu site.

    Terceiro Dia

    Este público-alvo inclui qualquer pessoa que adicionou ao carrinho nos últimos três dias e exclui aqueles que adicionaram ao carrinho nos últimos dois dias. Isso fornece a você um público de pessoas que adicionaram conteúdo ao carrinho no terceiro dia após deixarem seu site.

    Depois de criar seus público personalizados, é hora de configurar uma sequência de retargeting, que pode ser parecida com esta:

    Eu recomendo criar cada sequência como uma nova campanha no Facebook. No conjunto de anúncios para cada campanha, você selecionará o público personalizado apropriado criado na etapa anterior e, quanto aos anúncios, é onde você pode ser criativo com uma sequência diferente de anúncios e mensagens!

    Qual é a aparência do retargeting sequencial em ação

    Quando você combina retargeting comportamental e sequencial, obtém uma combinação poderosa. Você pode criar uma sequência de retargeting diferente para clientes em potencial em vários estágios do funil.

    Em outras palavras, você pode configurar uma sequência para clientes em potencial que voltaram da página inicial, uma sequência para clientes em potencial que visualizaram um produto e assim por diante.

    Essa estratégia orientada a funil resulta em experiências de anúncios altamente relevantes para nutrir clientes em potencial ao longo da jornada de compra.

    Como medir o sucesso com retargeting sequencial

    Dependendo de qual etapa do funil sua sequência de retargeting se destina, a definição de sucesso pode variar muito. Muitos anunciantes julgarão o desempenho de cada campanha de retargeting pela mesma métrica: ROAS (Return on Ad Spend).

    Mas essa simplesmente não é a métrica de sucesso certa para todas as campanhas.

    Às vezes, você pode não ter o orçamento para arcar com a execução de qualquer campanha que não esteja focada em gerar ROAS imediatamente – e isso é totalmente normal – mas é importante saber que algumas campanhas devem ser avaliadas de forma diferente.

    Por exemplo, se você executar uma sequência de retargeting visando clientes em potencial que saíram da página inicial, você desejará medir quanto engajamento o anúncio obteve, quantas pessoas voltaram ao site e quantas visualizaram um produto.

    Exemplo de métricas a serem observadas

    Mas se sua sequência de retargeting está direcionada a clientes em potencial que abandonaram o carrinho, você certamente deseja medir o retorno sobre os gastos com publicidade e quanta receita o anúncio gera.

    Use o retargeting sequencial para otimizar seu funil

    Se sua abordagem para retargeting tem sido simplesmente configurar um Anúncio de Produto Dinâmico e apenas deixá-lo ser executado, você está perdendo muitas oportunidades de melhorar suas campanhas e aumentar suas taxas de conversão.

    Lembre-se destes pontos-chave:

    • Seus visitantes anteriores sairão em diferentes estágios do funil, portanto, comunique-se com eles de maneira adequada.
    • As pessoas odeiam ver repetidamente o mesmo conteúdo em seus feeds sociais – use sequências para manter seus anúncios atualizados.
    • O sucesso de uma sequência de retargeting baseada em funil nem sempre é medido no ROAS – tenha isso em mente ao avaliar o desempenho de suas campanhas.

    Se você tiver alguma dúvida sobre retargeting sequencial ou anúncios do Facebook em geral, deixe um comentário abaixo. Eu ficaria feliz em ajudar!

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