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Como Instalar Google Tag Manager e GA4 na Shopify

Quer instalar o Google Tag Manager na sua loja da Shopify? Este artigo inclui as etapas e o código necessários para adicionar o Gerenciador de tags do Google e enviar eventos de compra para o Google Analytics 4 (GA4) se estiver usando a versão padrão da Shopify.

Além disso, aqui está nosso tutorial para orientá-lo nas etapas:

Importante: se você já adicionou o código de acompanhamento do Google Analytics 4 (GA4) (gtag.js) ao seu arquivo theme.liquid e à página de confirmação do pedido, será necessário removê-los para não enviar eventos duplicados.

Importante: embora eu tenha testado esta solução e tenha funcionado para, não posso garantir que funcionará para sua loja da Shopify. Recomendo que você execute sua própria depuração e teste.

1. ADICIONE O GERENCIADOR DE TAGS DO GOOGLE AO SEU TEMA

Navegue até ‘Loja Virtual’, depois ‘Temas’, “Ações”, “Editar código” e edite o arquivo theme.liquid . Em seguida, você precisará colar o código do contêiner do Gerenciador de tags do Google entre as tags de cabeçalho. Aqui está um exemplo do código ( importante: você precisará substituir G-EXAMPLO pelo seu próprio ID de contêiner do Gerenciador de tags do Google:

2. ADICIONE O GERENCIADOR DE TAGS DO GOOGLE COM UMA CAMADA DE DADOS À SUA PÁGINA DE CONFIRMAÇÃO DO PEDIDO

Navegue até ‘Configurações’, depois ‘Finalizar compra’, adicione um código de acompanhamento modificado à seção ‘Scripts adicionais’ (em ‘Página de status do pedido’. Aqui está um exemplo que você pode usar ( importante: você precisará substituir G-EXAMPLO por seu próprio ID do contêiner do Gerenciador de tags do Google):

3. EXCLUIR SHOPIFY COMO REFERÊNCIA NO GA4

Para garantir que suas vendas sejam atribuídas aos canais de marketing corretos, você precisará impedir que as páginas de checkout da Shopify apareçam como referências em seus relatórios. Para fazer isso, abra seu fluxo de dados no Google Analytics, escolha ‘Mais configurações de inclusão de Tags’ e selecione ‘Listar indicações indesejadas’. Você precisará inserir myshopify.com como uma exclusão.

⚠️ CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE (NÃO PULE ISSO)

Lembre-se de que a versão padrão da Shopify não permite que você adicione código às etapas de checkout, portanto, concluímos a etapa três acima para garantir que essas etapas ausentes não afetem negativamente seus dados e relatórios. Isso significa que, se você adicionar outras tags ao contêiner do Gerenciador de tags do Google, elas também não aparecerão nas etapas de finalização da compra. Você precisará considerar isso para todas as outras tags adicionadas usando o Gerenciador de tags do Google. Isso pode e afetará o que essas tags rastreiam e relatam.

4. ADICIONE SEU ID DE PROPRIEDADE DO UNIVERSAL ANALYTICS

Como você não poderá ver as pessoas percorrendo as páginas de checkout no GA4, recomendo adicionar o Universal Analytics à sua loja da Shopify. Para fazer isso, navegue até ‘Loja Virtual’, depois ‘Preferencias’ e adicione seu ID de propriedade em ‘Google Analytics’.

5. CONFIGURE SUA TAG, ACIONADOR E VARIÁVEIS ​​NO GERENCIADOR DE TAGS DO GOOGLE

Dentro do Gerenciador de tags do Google, você precisará configurar sua tag, acionador e variáveis ​​para enviar dados ao GA4. Você pode encontrar tudo isso listado abaixo ou pode baixar nosso contêiner pré-configurado.

Variáveis:

Você precisará criar variáveis ​​definidas pelo usuário para passar os detalhes de cada transação ao Google Analytics. Por exemplo, a variável ‘Itens de comércio eletrônico’ deve ter esta aparência:

Aqui estão todas as variáveis ​​que você precisará configurar:

NomeNome da variável da camada de dados
Itens de comércio eletrônicoitens de comércio eletrônico
Código de transação de comércio eletrônicoecommerce.transaction_id
Valor de comércio eletrônicoecommerce.value
Imposto sobre comércio eletrônicoecommerce.imposto
Envio de comércio eletrônicoecommerce.shipping
Moeda do comércio eletrônicoecommerce.moeda

Tag de evento GA4:

Acionar:

2 comentários em “Como Instalar Google Tag Manager e GA4 na Shopify”

  1. Bom dia Thadeu, muito bom seus videos, obrigado pelas informações. Sobre essa importação que fizemos no Tag Manager, nas Tags do facebook que foram importadas também, precisamos substituir a linha “fbq” pelo ID do nosso Pixel do Facebook tbm, ou estou enganado?

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