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Guia de lançamento de produtos da Amazon – um guia passo a passo para ter sucesso

Vamos ser sinceros, vender um novo produto na Amazon é difícil, especialmente para iniciantes.

Com mais de 2 milhões de vendedores da Amazon em 2021, não é fácil sobreviver nesse mercado competitivo sem entender adequadamente como classificar os produtos.

A boa notícia é que nem todo mundo tem o conhecimento para criar um lançamento completo de produtos da Amazon, desde a criação de listas, promoção por meio de campanhas Amazon PPC e geração de vendas.

Mas depois de entender isso, você poderá gerar vendas, fazer o dinheiro fluir e dimensionar seus negócios de comércio eletrônico rapidamente.

Um lançamento de produto bem-sucedido da Amazon envolve mais do que apenas criar sua listagem na Amazon e esperar obter suas primeiras vendas. Você também precisa lidar com pesquisas de produtos, otimização de listagem da Amazon , pesquisa de palavras-chave específicas e, o mais importante, classificar seu produto na pesquisa.

Então, como você garante um lançamento de produto bem-sucedido? Quais são as coisas que você deve considerar antes de lançar um novo produto? Existe uma estratégia de lançamento específica que você precisa seguir durante a fase de lançamento?

Neste artigo, falarei sobre como lançar um produto na amazon, qual é a melhor estratégia de lançamento de produto, como aumentar a velocidade de vendas, como fazer a otimização de listagem e muito mais.

Meu objetivo é deixá-lo mais confiante no lançamento do seu produto Amazon para que você não perca dinheiro.

Lançando um novo produto na Amazon: 8 etapas simples

Ao se preparar para o lançamento de um produto da Amazon, é importante ter uma estratégia e uma lista de verificação.

Seguir as melhores práticas garantirá que os lançamentos de seus produtos sejam bem-sucedidos.

Para te ajudar, aqui estão 8 dicas simples sobre como lançar seu primeiro produto na Amazon:

1. Segmentação de palavras-chave de baixo custo

Em vez de segmentar palavras-chave gerais que são difíceis de classificar, é melhor encontrar low-hanging keywords.

Low-hanging fruit keywords são frases KW que não têm um volume de pesquisa enorme.

No entanto, eles são muito fáceis de classificar. Além disso, a concorrência em torno deles não é tão alta.

Por ter uma ótima classificação em muitos KWs de baixo custo, combinado com seu tráfego externo, pode corresponder aos KWs relevantes em seu nicho.

Mas você precisa ser criativo ao fazer pesquisa de palavras-chave.

As palavras-chave específicas que você está procurando não têm muitas pesquisas mensais individualmente. Mas quando combinados, eles podem fornecer um tráfego externo decente para suas listagens.

Então, como você encontra KWs de frutas de baixo custo que você pode classificar alto? Deixe-me te mostrar.

Como encontrar Low Hanging Fruit

Neste exemplo, usaremos o software chamado Helium10 . É uma ferramenta completa para pesquisa de palavras-chave, pesquisa de produtos, otimização de listas, campanha Amazon PPC, etc.

Primeiro, acesse a Amazon.com, digite uma pesquisa por palavra-chave e procure os principais resultados orgânicos. Liste de 5 a 10 de seus principais concorrentes e copie seus ASINs.

Vamos usar “mordedor de cachorro” como um exemplo de produto.

Depois de copiar o ASIN de seus 5-10 principais concorrentes, vá para Helium10 e faça login na sua conta.

Acesse a ferramenta Cerebro e insira até 10 ASINs de produtos de seus principais concorrentes. Usaremos essa ferramenta para encontrar palavras-chave que possamos usar tanto para publicidade da Amazon quanto para classificação orgânica.

Depois de gerar uma lista de palavras-chave, clique em Exportar dados para baixar toda a lista de palavras-chave.

Queremos encontrar palavras-chave com volume de pesquisa menor que 500, com Cerebro IQ Score acima de 5000 e menos de 100 produtos concorrentes.

Esse critério ajudará você a descobrir palavras-chave com baixa concorrência, mas tráfego decente.

Uma vez baixado, remova todas as colunas que você não precisa da planilha do Excel. Organize as palavras-chave que você tem por volume. Por fim, agrupe as palavras-chave relacionadas.

2. Otimizando sua lista de produtos

As palavras-chave que você obteve do Cerebro serão importantes para otimizar suas listagens de produtos.

Uma listagem vencedora deve ser bem otimizada para ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa e alcançar mais clientes em potencial. E para conseguir isso, você deve seguir as diretrizes da Amazon.

Certifique-se de distribuir suas palavras-chave e integrá-las de forma natural no título, conteúdo e marcadores de seus produtos. Use imagens de alta qualidade também.

Se você não é bom com as palavras, contratar um redator profissional (eu rsrs) pode ajudá-lo a criar conteúdo de alta qualidade.

Os clientes da Amazon analisarão o título, o conteúdo, os marcadores e a descrição do produto. Portanto, antes do lançamento de um produto, pense na mensagem que você deseja transmitir aos compradores da Amazon que podem ver suas listagens.

Aqui estão algumas diretrizes da Amazon Seller Central.

  • Os títulos não devem exceder 200 caracteres .
  • Adicione sua palavra- chave primária não mais que uma vez em seu título
  • O uso de frases promocionais como “qualidade garantida” e promessas improváveis ​​não são permitidas.
  • Palavras clickbait como “Free” não são permitidas.

Também ajudará, dar uma olhada nos produtos de seus concorrentes. Quais são os seus pontos fortes e fracos? O que as críticas têm a dizer?

Anote esses pontos, que ajudarão você a descobrir como destacar seu produto dos demais. Destaque os pontos fortes do seu produto e como ele resolve os pontos fracos do seu concorrente.

As plataformas de mídia social são outra maneira de obter informações importantes que você pode usar para redação e otimização de listagem. Visite grupos relevantes do Facebook antes do lançamento de um produto para ver se as pessoas estariam interessadas em experimentar seu produto.

Observar sua concorrência ajudará você a escrever uma lista de produtos bem otimizada.

O produto do seu concorrente lhe dará informações mais do que suficientes para começar. Você precisa se adaptar rapidamente ao mercado da Amazon como qualquer loja online. Conhecer os pontos fortes e fracos da sua concorrência já te da uma vantagem.

3. Criando visuais atraentes

Não basta que você tenha uma copy excelente para o seu anúncio.

Imagens e vídeos se tornaram a linguagem universal do consumidor moderno.

Os recursos visuais que você apresenta impactam significativamente sua estratégia de marketing e como os clientes veem sua marca.

De acordo com a ViSenze, fornecedora líder de soluções de IA para comerciantes e vendedores, mais de 70% dos consumidores fazem compras com base em conteúdo de vídeo e imagem.

O site de estatísticas Statista também disse que os consumidores com idades entre 25 e 34 anos esperavam pelo menos 5 fotos em qualquer produto que comprassem online.

Eles preferem ver imagens detalhadas dos produtos nos quais estão interessados ​​antes de comprar.

Muitos consumidores jovens decidem suas compras com base apenas em recursos visuais e vídeos virais. Hoje em dia, um excelente anúncio às vezes não é suficiente. Você também precisa alinhar seu marketing visual com a mensagem da sua marca.

Assim, criar visuais que vendem, é um elemento importante na sua estratégia de lançamento para atrair potenciais clientes.

Imagens e vídeos são cruciais para as decisões de compra dos consumidores de hoje. Criar visuais que representem com precisão o produto é fundamental para melhorar sua taxa de conversão.

Então, quais são os critérios para criar recursos visuais que lhe dariam boas taxas de conversão? Aqui estão alguns deles:

  • As imagens devem representar com precisão seu produto (cores, variantes, recursos etc.)
  • As características do produto devem ser incluídas;
  • As fotos devem ser tiradas profissionalmente e devem ter um fundo branco;
  • Os formatos aceitáveis ​​são jpeg, tiff, png e gif (não animados);
  • As imagens devem ter pelo menos 1600 px ou mais no lado maior, para que os compradores em potencial possam ampliar claramente o produto;
  • A proporção recomendada das imagens é 1:1 ou 2:1;

Também é recomendável ter imagens ou vídeos instrutivos de produtos para orientar as pessoas sobre como usar seus produtos.

Você pode usar imagens de infográficos para mostrar processos, definir recursos e até comparar os prós e contras de cada produto.

Você também pode adicionar títulos que representem a mensagem da sua marca. Uma imagem vale mais que mil palavras, como dizem. Mas um título bem escrito pode representar mil fotos também!

Criar uma página de Amazon A+ Content também é uma maneira perfeita de exibir recursos visuais para o seu lançamento.

A+ Content permite que você adicione widgets de arrastar e soltar que podem mostrar aos seus clientes conteúdo e imagens de alta qualidade. Isso pode ajudar a aumentar as taxas de conversão.

4. Otimizando a listagem para visibilidade máxima

A otimização da listagem não envolve apenas a listagem real do produto; você também precisa otimizar a partir do back-end para tornar sua lista de produtos mais relevante e visível.

Antes de lançar um produto, você deve cobrir ambos os terrenos para obter a máxima visibilidade.

A relevância é essencial para a visibilidade de um produto recém-lançado. Se a Amazon entender do que se trata seu produto, ela também direcionará o tráfego de clientes relevantes.

Para fazer isso, acesse Amazon Seller Central e clique em Gerenciar inventário na barra de menus. Esta opção é encontrada na parte superior do painel. Uma vez dentro, clique em todos os produtos ativos e escolha o produto que deseja otimizar.

Em seguida, clique em Editar listagem. Conforme você for redirecionado para a página de otimização de listagem, preencha os campos informativos sobre seu produto. Isso ajudará você a criar relevância vital aos olhos da Amazon.

Ao fazer essas dicas simples de otimização de back-end, você pode aumentar sua relevância
aos olhos da Amazon.

A próxima coisa a fazer é usar as palavras-chave certas em suas listagens de produtos.

Ao escrever suas páginas de produtos, tente adicionar a palavra-chave específica que você está segmentando no seguinte:

  • Título do produto
  • Tópicos
  • Descrição da listagem
  • Alt descrição para as imagens
  • Gráfico de comparação

Certifique-se de incluir suas palavras-chave nos nomes das imagens. Renomear imagens ajudará a indexar suas fotos em mecanismos de pesquisa importantes, como o Google Images .

Então, quando um cliente pesquisa no Google Imagens, por exemplo, há uma chance de sua imagem aparecer. Como essa imagem está diretamente vinculada à sua listagem, você também pode atrair tráfego de lá.

5. Criando um plano de marketing para seu produto

Antes de lançar um produto na Amazon, você deve verificar seus concorrentes e criar um plano de marketing baseado no desempenho deles. Usar seus concorrentes como base, ajuda a entender quanto você pode ganhar.

Pegue os 3 principais concorrentes para o seu nicho e verifique o Ranking de Best Seller (BSR) deles. Você pode estimar o volume de vendas esperado com base no número BSR.

  • Produtos dentro de 8000-1000 BSR = Estimativa de 4-7 vendas por dia
  • Produtos dentro de 5.000-8.000 BSR = Estimativa de 7-10 vendas por dia
  • Produtos dentro de 2000-5000 BSR = Estimativa de 11-20 vendas por dia
  • Produtos no top 2000 BSR = 21 ou mais vendas por dia

Claro, esses números são apenas estimativas. Esse número pode flutuar dependendo da época e do seu mercado-alvo.

Você também tem que pensar em suas campanhas Amazon PPC.

Em média, o orçamento de marketing para colocar seu produto na primeira página da Amazon costuma ser de 50 a 60% do valor do estoque de 70 dias.

Como você ainda não está vendendo, você pode usar os dados de vendas do seu concorrente para estimar quantas vendas você pode fazer.

A verificação do BSR e do concorrente com engenharia reversa de ASIN é útil nessas situações.

Obviamente, sua lista de produtos recém-lançada não terá avaliações. Então você terá que ser criativo quando se trata de comercializar seu produto.

Aqui estão algumas sugestões que você pode usar para criar buzz em torno do lançamento do seu produto:

  • Visite os Grupos do Facebook e ofereça um código de desconto em seus produtos;
  • Encontre um influenciador que seja seguido por seu mercado-alvo e peça a ele para promover seu produto;
  • Atraia os primeiros clientes dando um cupom de desconto;
  • Ofereça aos primeiro clientes, seu produto por um preço mais baixo;
  • Dê produtos gratuitos aos influenciadores para que eles possam promovê-los aos seus seguidores. Isso também é conhecido como marketing de influência;
  • Inscreva-se no programa de revisão antecipada da Amazon, onde você pode oferecer um código de desconto em troca de revisões incentivadas;

Você ficará surpreso com quantos clientes estão dispostos a lhe dar avaliações positivas por um simples código de desconto. Quanto mais comentários você puder gerar, melhor será a prova social e, como tal, maior será sua pontuação Amazon SEO para o algoritmo A10.

6. Configurando as campanhas iniciais de PPC

Obviamente, você não possui dados históricos de vendas antes do lançamento do produto Amazon.

Isso significa que a Amazon ainda não pode fornecer uma classificação de produtos orgânicos porque a Amazon não sabe do que se trata o seu produto.

Portanto, usar o Amazon Ads (também conhecido como campanhas PPC) é a melhor maneira de lançar um produto na Amazon e impulsionar seu produto e aparecer nos resultados da pesquisa. Durante os primeiros 7 a 10 dias, você deve começar forte, construindo a relevância do seu produto.

Se um cliente pesquisa um produto usando uma palavra-chave, clica em seu produto e acaba comprando, você começa a criar uma pontuação de relevância na Amazon.

Amazon A10 Algorithm vê o impulso das vendas como um sinal positivo e pode criar relevância a partir dessas informações. É isso que você deseja alcançar com seus anúncios patrocinados.

Aqui estão duas coisas que você pode fazer para sua campanha inicial de PPC:

  • Campanhas Exatas Manuais – segmente uma palavra-chave principal por campanha. Suponha que a palavra-chave principal que você deseja segmentar seja muito cara. Você pode segmentar apenas 3 a 4 palavras-chave de cauda longa em vez dessa palavra-chave principal.
  • Manual Exato ASIN Targeting – obtenha os 20 principais ASINs relacionados ao seu nicho e tente direcioná-los para direcionar o tráfego para suas listagens.

Sua copy do anúncio deve ser relevante para seu público-alvo para obter uma boa taxa de cliques. Quanto melhor for o seu CTR, mais alto você aparecerá na página de resultados de pesquisa da Amazon.

7. Teste A/B de preço e recursos visuais

Depois de lançar suas campanhas de PPC, você precisa verificar sua taxa de cliques e taxa de conversão e ver o que pode melhorar.

Gerar vendas é a melhor maneira de subir nos resultados de pesquisa da Amazon e gerar mais vendas. Mas como você saberia quais dos seus anúncios estão tendo um bom desempenho? Simples. Você precisa fazer testes A/B.

O teste A/B significa experimentar diferentes variações de seus anúncios para descobrir qual funciona melhor. Você pode alterar outras variáveis, como:

  • Preço – reduza o custo por alguns dias e veja se há um efeito na taxa de cliques e nas taxas de conversão.
  • Imagem principal – os clientes geralmente reagem com base na imagem de um produto. Veja se a alteração afetaria o CTR.
  • Gráficos de comparação – às vezes, adicionar gráficos de comparação pode aumentar suas taxas de conversão. Com gráficos, os clientes podem ver rapidamente como seu produto se sai em relação à concorrência.

Se você deseja melhorar sua classificação, deve encontrar a fórmula certa para preços, imagens principais e conteúdo da lista. Ver a combinação que oferece a melhor CTR e taxas de conversão só pode ser feita por meio de testes A/B.

8. Entendendo o A10 e otimizando o PPC para obter classificação

Amazon 10 Algorithm (anteriormente A9) é o algoritmo de pesquisa da Amazon. Esse algoritmo usa diferentes critérios e variáveis ​​para determinar quais produtos têm uma classificação alta nos resultados da pesquisa.

Dois fatores principais influenciam o Algoritmo A10: Velocidade de vendas e otimização de palavras-chave. Vamos falar sobre eles rapidamente abaixo.

Velocidade de vendas – Como a Amazon é um site de comércio eletrônico, é justo supor que favoreça os vendedores que podem trazer mais vendas para a plataforma.

Assim, as vendas iniciais geradas pelo seu produto durante o lançamento contribuem muito para o seu ranking.

Otimização de palavras-chave – A otimização das listagens de produtos desempenha um papel importante na classificação de seus produtos. Você precisa inserir suas palavras-chave em seu título, descrição e marcadores.

No entanto, usar os termos corretos de KW para suas campanhas de PPC também é fundamental para o seu sucesso. Usar os KWs certos permitirá que você dê lances menores e obtenha tráfego suficiente para gerar vendas.

Erros a serem evitados no lançamento de novos produtos da Amazon

Agora que discutimos as etapas para um lançamento de produto bem-sucedido, aqui estão os erros que você deve evitar para garantir que sua estratégia de lançamento corra bem.

Não ter um plano de marketing adequado

Seus produtos não se venderão por conta própria. Com milhões de outros vendedores competindo no mesmo espaço, deixar tudo ao acaso não é uma boa maneira de administrar um negócio.

Você precisa preparar um plano de marketing que cubra seu lançamento do início ao fim. Desde a promoção inicial até os envios de newslatter por e-mail, ter um plano de marketing serve como um caminho para que você não se perca.

O mantra “Construa, e eles virão” nem sempre funciona, especialmente em um lugar competitivo como a Amazon. Você precisa ter um plano de marketing sólido se quiser ter sucesso.

Um forte plano de publicidade PPC da Amazon combinado com uma estratégia rígida de otimização de palavras-chave lhe dará um começo sólido. Novos produtos devem ser promovidos por marketing pago e listagens otimizadas por palavras-chave.

Ignorando o envolvimento do cliente

Outro erro que você deve evitar é ignorar o engajamento do cliente. Nos dias de hoje, as notícias de mídia social viajam tão rápido. As empresas são afetadas pela forma como as pessoas as percebem online.

Portanto, não tenha medo de criar hype em torno do seu produto. Envolva-se com os clientes no Facebook , Twitter e Youtube. Veja como eles se sentem em relação ao seu produto antes do lançamento.

Pela minha experiência, você pode facilmente sentir se há um envolvimento positivo em relação aos seus produtos. As pessoas nas redes sociais comentam, curtem e compartilham mais seu conteúdo. Se os e-mails de pré-lançamento também obtêm boas taxas de abertura.

O engajamento positivo lhe dará uma ideia se você terá sucesso antes mesmo de lançar um produto.

Remova o inventário não vendável para manter sua pontuação do Amazon IPI alta

O Amazon IPI (Inventory Performance Index) mede o desempenho do seu inventário durante um período de tempo. Uma alta pontuação de IPI significa que você é eficiente – significa que seus produtos estão vendendo bem.

A Amazon usa pontuações de IPI para medir se os produtos devem aparecer em sua primeira página. Vendedores com IPI alto costumam ter produtos que vendem bem, então são empurrados para frente.

Para manter o índice de desempenho de seu inventário alto, remova os produtos com baixo desempenho. Concentre-se em itens que vendem bem e use seus recursos para promovê-los por meio de publicidade.

Espere o inesperado

Sempre espere o inesperado. Mesmo que você já tenha planejado tudo ao pé da letra, sempre haverá variáveis ​​imprevistas que podem surgir em seu caminho.

Por exemplo, pequenas coisas, como concorrentes aumentando seus lances de palavras-chave no PPC, podem reduzir drasticamente seu tráfego externo. Esses imprevistos podem afetar seu lançamento e resultar em vendas mais baixas.

Sempre faça a parte “pessimista” enquanto permanece otimista durante o seu lançamento.

Atualização de listagem para otimizá-la ainda mais

Não descanse sobre os louros. Se você vir uma oportunidade de otimizar ainda mais suas listagens, vá em frente.

Otimizar suas listagens e adicionar as palavras-chave certas pode aumentar o tráfego orgânico de suas listagens. Esse tráfego pode se converter facilmente em mais clientes, o que significa mais vendas iniciais durante o lançamento.

Veja o que seus concorrentes estão fazendo e aprenda com eles. Se você encontrar algo que funcione, use-o para otimizar ainda mais suas listagens.

Não fazer publicidade na Amazon

A publicidade da Amazon é crucial ao lançar um novo produto. Como você ainda não está classificando para nenhuma palavra-chave significativa, não pode confiar na classificação orgânica para trazer o bacon para casa.

Se você não está anunciando na Amazon, está perdendo a oportunidade de aumentar a velocidade de suas vendas. Você não vai obter tráfego suficiente para impulsionar as vendas. E sem vendas, o Algoritmo A10 não aumentará seus rankings orgânicos.

Lance um produto com um forte plano de Ads e marketing por trás. Sem um forte impulso de Ads, qualquer estratégia de lançamento não terá sucesso.

FAQ – Perguntas Frequentes

Quanto tempo leva para lançar um produto na Amazon?

Depende de quanto tempo você quer gastar se preparando para o lançamento.

Você precisa garantir a origem do produto, enviar os produtos para seu estoque, preparar seu plano de publicidade, etc. Geralmente, um mês de preparação é a média para lançar um novo produto.

Quanto custa lançar um produto da Amazon?

Novamente, esse número dependerá do produto que você deseja vender. Quanto mais caros forem os produtos que você deseja vender, maiores serão seus custos iniciais de estoque.

Estas são as coisas que você deve ter em mente ao lançar um produto:

  • Custos do produto
  • Custos de armazenamento de estoque
  • Custos de marketing (envios de e-mail, cupons de desconto, vouchers)
  • Custos de publicidade (anúncios pay-per-click, etc.)

Planeje seu orçamento em torno dessas quatro coisas e você poderá estimar quanto custa lançar um produto.

O que é um lançamento de produto de sucesso?

Um lançamento de produto bem-sucedido oferece o seguinte:

  • Gerar velocidade de vendas
  • Cria ampla demanda
  • Torna seu produto popular
  • Melhora sua classificação orgânica

O “período de lua de mel”, ou as primeiras duas semanas após o lançamento, é crucial. Você deve conseguir um bom volume vendas iniciais durante esse período para manter seus rankings orgânicos na primeira página da Amazon.

Qual é o melhor dia para lançar um produto?

Com base em nossa pesquisa, domingo é o melhor dia para lançar um produto.

Aos domingos, as pessoas estão muito mais relaxadas e a maioria não tem mais nada para fazer. Portanto, é mais provável que naveguem no aplicativo da Amazon e façam uma compra em comparação com um dia agitado como segunda ou terça-feira.

Por que a maioria dos lançamentos de produtos falha?

Minha experiência me diz que a maioria dos lançamentos de produtos falha por falta de preparação. As pessoas pensam que lançar um produto é fácil. Eles acreditam que os clientes virão e as vendas vão acontecer só de publicarem uma lista de produtos on-line.

A preparação adequada é a chave para um lançamento bem-sucedido. Mapeie todos os problemas possíveis e prepare-se para o pior cenário. É melhor se preparar muito porque dá menos espaço para erros.

Resultado final

Uma estratégia bem-sucedida de lançamento de produtos da Amazon é um resultado direto de seus esforços. Quanto mais preparado você estiver, maior a probabilidade de seu lançamento ser um seucesso.

Concluindo, aqui estão alguns dos pontos que você precisa lembrar ao lançar um novo produto na Amazon:

  • Execute campanhas publicitárias PPC;
  • Segmente palavras-chave de baixa concorrência;
  • Otimize suas listagens de produtos;
  • Crie um plano de marketing;
  • Remover produtos que não vendem;
  • Faça testes A/B em suas listagens e copys de anúncios para melhorar a CTR e as taxas de conversão;
  • Direcione o tráfego por meio de canais de mídia social e explosões de e-mail;

Espero que as informações que compartilhei com você hoje possam ajudar a impulsionar sua empresa para o topo!

Boa sorte com o lançamento do seu produto – faça os preparativos adequados e prepare-se para o sucesso!

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