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O fim dos cookies: o que significa e o que vem a seguir?

O fim dos cookies está próximo. Isso pode soar como algum tipo de anúncio apocalíptico, mas não é bem isso. Embora, para alguns, isso possa ter consequências bastante amargas se não for abordado adequadamente enquanto é tempo.

Durante anos, profissionais de marketing e anunciantes confiaram em cookies para coletar dados do usuário, rastrear visitantes do site, direcionar anúncios para públicos específicos e melhorar a experiência do usuário. Os cookies são, de fato, uma ótima ferramenta, e seu uso se generalizou.

No papel, isso pode parecer ótimo, mas devido aos mais recentes regulamentos de privacidade de dados, o fim dos cookies se tornou uma realidade e acontecerá em breve. Então é hora de pensar no que vai mudar e quais soluções estão por vir.

Os profissionais de marketing e anunciantes agora têm pouco mais de um ano para se ajustar à Internet sem cookies e descobrir como aprofundarão seus relacionamentos com os clientes e impulsionarão o crescimento. Mas, as primeiras coisas primeiro.

O que exatamente é um Cookie?

Para aqueles que podem ter ouvido falar de cookies, mas não entendem bem o que são, aqui está a definição mais comum: cookies são pequenos pedaços de código (basicamente um pequeno arquivo de texto) que são armazenados nos navegadores dos usuários, que coletam os dados dos usuários e preferências.

Isso significa que esses cookies podem rastrear – por exemplo – os carrinhos de compras dos usuários, para manter os usuários conectados enquanto navegam pelas páginas ou até mesmo para acompanhar o histórico e os interesses da página dos usuários.

Tipos de cookies

Existem também dois tipos diferentes de cookies, os cookies primários e os cookies de terceiros. Em suma, os cookies primários são armazenados diretamente pelo site (ou domínio) que o usuário está visitando e ajudam os proprietários/desenvolvedores de sites a coletar dados analíticos (como configurações de idioma e dados para melhorar a experiência do usuário).

Por sua vez, os cookies de terceiros vão um pouco mais longe e destinam-se a recolher dados relevantes para o marketing (nomeadamente: idade, localização, sexo ou comportamento do utilizador). Estes diferem dos anteriores, pelo facto de serem colocados no computador de um utilizador, mas serem gerados por um website diferente. Então, o que acontece é que, ao visitar um site, esses cookies de terceiros rastreiam e coletam informações sobre o usuário e as enviam a um terceiro, que pode ser um anunciante.

Na prática, através destes cookies, os anunciantes e profissionais de marketing recolhem dados que lhes permitem obter uma visão global do comportamento online do utilizador (tais como: sites visitados com frequência, tipos de compras, tempo gasto em páginas específicas ou interesses).

Esses cookies de terceiros obtêm acesso a dados detalhados sobre o usuário, úteis para profissionais de marketing e anunciantes, pois os cookies os ajudam a criar perfis sólidos de visitantes, portanto, criar uma lista direcionada e redirecionar seus anúncios.

Assim, a principal diferença entre cookies próprios e cookies de terceiros é que, enquanto os primeiros são aceites automaticamente, quando se trata de cookies de terceiros, os utilizadores devem ser informados da sua existência e devem aceitá-los (se assim o desejarem). Isso acontece, devido à quantidade e relevância dos dados coletados.

Comportamento rastreado em um siteCookie primárioCookie de terceiros
Aceitar/não permitir o uso de cookiesCriado pelo operador do siteCriado por um ‘terceiro’, por exemplo, um servidor de anúncios
Configurações / preferênciasMelhora a experiência do usuárioRastreia o comportamento do usuário em diferentes sites
Configurações de linguagemSalva configurações/preferênciasPermite que o servidor de anúncios crie perfis de usuário exclusivos
Páginas da web visitadasSalva o idioma preferidoPermite muitos métodos de marketing online, por exemplo, rastreamento, (re)segmentação
Período de usoOtimiza o site para cada visitante individualPolêmico em termos de uso/abuso de dados
Dados pessoais: idade, sexo, localizaçãoPermite aplicações web como lojas online‘Cookie de rastreamento’, ‘cookie de segmentação’
Basicamente inofensivo em termos de uso de dados

Por que estamos dizendo adeus aos cookies de terceiros?

Muitos questionarão ‘por que isso está acontecendo?’ Pergunta justa. Outros, por outro lado, apenas responderão que isso era esperado. O fato é que o marketing digital e a publicidade têm trabalhado com segmentação massiva de audiência e atribuição conseguida, em grande parte, por meio da habilitação de cookies (principalmente cookies de terceiros). Lembre-se, estamos falando sobre coleta de dados e este tem sido um tema quente por algum tempo e uma grande tendência digital .

Para muitos consumidores e defensores da privacidade, isso tem sido um grande problema. Muitos acreditavam que esses cookies de terceiros estavam coletando dados e rastreando usuários sem transparência ou consentimento declarado. Consequentemente, isso levou a algumas mudanças nos últimos anos.

Agora, devido aos recentes regulamentos de proteção de dados (como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) os sites não deixam mais apenas uma notificação informando que os usuários aceitam os cookies existentes. Agora, os visitantes devem reconhecer a existência de cookies de terceiros e pressionar um botão de aceitação.

Além disso, os usuários resolveram o problema por conta própria e um número crescente de pessoas está usando bloqueadores de anúncios para reduzir as campanhas direcionadas geradas pelos cookies. Resumindo, isso representa uma ameaça ao objetivo e ao sucesso do marketing e da publicidade online.

O Google já está se despedindo

Em janeiro passado, o Google anunciou seus planos de encerrar o suporte a cookies de terceiros. Segundo a empresa, o Google Chrome pretende eliminar os cookies de terceiros até 2024.

Isso segue os movimentos semelhantes também anunciados pela Apple e Mozilla. A Apple implementou em seu navegador (Safari) uma ferramenta anti-rastreamento, chamada Intelligent Tracking Prevention. Por sua vez, o Firefox, da Mozilla, também instalou uma ferramenta que bloqueia cookies de rastreamento de terceiros por padrão. Da mesma forma, a Microsoft também configurou o navegador Edge recente com a prevenção de rastreamento habilitada por padrão.

Estas medidas surgiram como resposta às restrições de cookies e aos novos regulamentos de privacidade, como forma de respeitar a privacidade dos consumidores.

Ou seja, os desenvolvedores de navegadores estão acabando com os cookies, levando a indústria a encontrar novas soluções, ao mesmo tempo, em que proporcionam aos usuários maior transparência e aprovação de consentimento.

O que significa o fim dos cookies para os profissionais de marketing

Neste ponto, não é segredo que tanto os profissionais de marketing quanto os anunciantes dependem profundamente de dados para marketing e publicidade online, bem como anúncios pop-up ou estratégias de segmentação de audiência online identificadas. E isso também vale para os dados coletados por meio de cookies de terceiros, pois são uma ferramenta massiva de rastreamento do usuário.

Embora o fim dos cookies preveja algumas grandes mudanças em andamento, isso também significa que novas soluções baseadas em dados também podem surgir. Algumas das possibilidades podem ser:

Google Privacy Sandbox

Esta é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que permite aos profissionais de marketing continuar publicando e circulando anúncios para o público certo sem coletar muitos dados do usuário. A ideia é que esse sandbox segmente anúncios relevantes para os usuários, mas os dados compartilhados tendem a ser minimizados pela agregação anônima das informações do usuário e pela manutenção dos dados no dispositivo do usuário, mantendo a conformidade com a privacidade.

Aposte no engajamento movido pela emoção

Esta é uma das saídas da prisão dos cookies. Os consumidores preferem experiências de marca contextualmente sensíveis e coerentes. Isso significa que as marcas precisam dominar os dados primários dos clientes.

Conforme mencionado anteriormente, os cookies primários são armazenados diretamente pelo site e pretendem coletar os dados analíticos do usuário (como configurações de idioma e dados para melhorar a experiência do usuário). Isso está relacionado à ideia do Google Sandbox. A ideia geral de que anunciantes e profissionais de marketing precisam focar nas informações que os usuários deixam impressas enquanto navegam em seu site.

É tudo sobre suas interações. Além disso, alguns estudos mostram que uma grande porcentagem de consumidores não se importaria em fornecer alguns dados comportamentais, pois podem se beneficiar disso (ter acesso a experiências de compra mais fáceis ou baratas, por exemplo).

Use publicidade contextual

O fim dos cookies não é sinónimo do fim dos dados, nem do fim do marketing/publicidade. Está longe disso. Isso configura uma oportunidade de reinventar algumas das estratégias existentes, como a publicidade contextual. Essa estratégia permite que profissionais de marketing e anunciantes distribuam anúncios Pay Per Click (PPC) em sites com palavras-chave semelhantes.

Faça uma marca mais segura

Ou seja: as marcas precisam ter certeza de que estão livres (tanto quanto possível) de governança futura ou políticas relacionadas a monopólios. Eles precisam ter uma estratégia que lhes permita atingir públicos-alvo sem depender tanto de soluções tecnológicas.

Reforce o consentimento do usuário

Conforme afirmado pela Deloitte Digital , ter a confiança do consumidor é o ativo mais poderoso para qualquer negócio. Portanto, as marcas precisam investir em soluções de gerenciamento de consentimento. Isso permitirá que as marcas alcancem dados primários valiosos, respeitando a privacidade e as preferências dos clientes.

Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates mencionou no início de 2021 que os dados first-party são mais importantes do que nunca, e a geração de leads no B2C para impactar os consumidores por meio de first-party data de forma automatizada e hiperpersonalizada faz parte da solução .

Invista em plataformas avançadas de dados de clientes

Também é importante que as empresas entendam e conectem os dados dos clientes nos pontos de contato, para obter uma visão ampla dos perfis dos clientes. A solução é investir em plataformas que possam ligar os pontos.

O futuro dos cookies – Olá, para um novo mundo!

É um adeus aos cookies de terceiros, mas olá para um novo mundo de possibilidades. A partir daqui, as marcas só precisam se acostumar com novas ferramentas que, junto com os first-party cookies (que ficarão entre nós), poderão reinventar a experiência de navegação, ao mesmo tempo em que conquistam a confiança do cliente e criam um relacionamento de longo prazo.

Além disso, também é importante que as empresas invistam em seus funcionários (quanto mais especializados, melhor). Um pouco de talento humano nunca matou ninguém.

Este é, naturalmente, um processo e leva tempo para alcançar a eficácia. Mas uma coisa é certa: empresas e marcas que passaram a trabalhar sem depender totalmente de cookies de terceiros também poderão ter um entendimento mais direto e pleno de seus clientes e de como se relacionar e se conectar com eles e, até mesmo, para aumentar a experiência do jogo e dos usuários e construir uma relação de longo prazo (e confiável).

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